O descaso das autoridades em relação ao caos da saúde pública e seus escândalos de corrupção fez com que a morte se tornasse um evento corriqueiro; é mais fácil morrer do que conseguir ganhar dinheiro honestamente. Resolvi, então, conhecer os planos post-mortem oferecidos pelo mercado: o Céu e o Inferno. Como um bom escorpiano, aproveitei a habilidade de transitar entre os mundos para conhecê-los um pouco mais.
Comecei a excursão pelo Céu. Marquei uma hora com Deus para que Ele pudesse apresentar o Seu reino, mas, em cima da hora, Ele não pôde atender-me. Resolvi, então, mudar os planos. Imediatamente desci ao Tártaro e procurei por Lúcifer. Levei até um susto, pois fui atendido na hora, sem precisar agendar. Solícito, Ele me apresentou o Seu mundo e garantiu que eu não me arrependeria da escolha:
- Por ser brasileiro, você já está acostumado com o calor; terá praia todos os dias. Aqui, cada um faz o que quiser; não há leis, regras. Isso pouco importa. Se quiser trabalhar, trabalhe; se não quiser, fique à vontade. Temos também churrasco e futebol 24 horas por dia; aliás, temos todas as modalidades desportivas. A única coisa que você achará estranha é a falta de burocracia.
Achei interessante a programação, até porque me soou muito familiar; era a cópia esculpida em Carrara do Brasil, mas sem a papelada que engessa o funcionamento. Ele estava certo; além do mais, eu iria reencontrar todos os meus amigos. Então, resolvi perguntar sobre as formas de adesão, e Ele me respondeu:
- Todos os candidatos já estão pré-aprovados; sem burocracia. Não consultaremos Serasa e SPC; ter o nome negativado não é problema. E o melhor, não há carência.
Adorei a simplicidade; era só chegar. Mesmo assim, fiquei com algumas dúvidas sobre o tempo de espera no saguão e sobre a rescisão contratual.
- Aqui não há contrato. A qualquer momento, você poderá ir embora sem ter que pagar nada por isso! Já em relação ao Devil's Gate... os religiosos terão acesso VIP, uma entrada exclusiva, ambientada, com conforto e o melhor da nossa programação; usufruirão de um elevador com vista panorâmica. A descida será suave e contínua. Vale lembrar que todos descerão sentados e confortáveis.
Fiquei admirado com tamanha visão de negócios. Me surpreendeu muito. Agradeci pela oportunidade de conhecer o projeto e me despedi dizendo que estava aguardando um retorno do Céu. Iria analisar as propostas para depois dar o retorno.
Passadas algumas semanas, um representante do Céu contatou-me secamente, repassando o número de um corretor celestial. Antes mesmo que eu pudesse balbuciar, a ligação foi encerrada. Tive que enviar um WhatsApp para o corretor. Dias depois, ele retornou a mensagem:
- Seja bem-vindo à casa de Deus. Qual é o seu convênio, senhor?
Fiquei estupefato. Como assim convênio? Nunca poderia imaginar que para entrar no reino dos céus era necessário fazer parte de uma rede credenciada. Ao questionar isso, ele me disse:
- A casa de Deus é uma instituição milenar, já solidificada no mercado. Trabalhamos com diversas seitas; temos convênios em todos os países e aceitamos todas as formas de pagamento.
Espavorido, repliquei:
- Terei que comprar uma vaga celestial? É isso mesmo?
E ele respondeu:
- O senhor entendeu errado. As vagas não são vendidas; você não tem direito a propriedade, tampouco a cotas celestes. Você assinará um contrato de fidelidade no qual se propõe a doar uma parte dos seus vencimentos e tudo o que for necessário para poder passar uma jornada aqui. Quanto maior for a sua oferta, mais pontos o senhor ganhará.
Achei interessante esse sistema de milhas e perguntei quais eram os benefícios.
- São muitas as vantagens. Irei te enviar o regulamento. Se precisar que seja traduzido do latim, cobraremos uma pequena taxa.
Como não entendo uma vírgula em latim, acertei a taxa de tradução, fazendo um pix. Tenho que reconhecer que o regulamento é imenso, cheio de detalhes. Levei dias para terminar de ler. Feito isso, perguntei sobre uma cláusula que me chamou a atenção:
- Como sabe, moro no Brasil. Aqui se vive em crise financeira, uma eterna guerra pela sobrevivência, tudo é motivo para desemprego, redução da renda... Enfim. Caso eu deixe de pagar uma parcela, o que acontecerá?
Sem pestanejar, ele respondeu abruptamente:
- Conhecemos muito bem a situação do Brasil, mas ninguém é tão pobre assim que não possa dar! Se lembra da passagem da vovozinha que tirava até mesmo do que não tinha? Então... para entrar no reino dos céus é necessário fazer sacrifícios. Se você for incapaz de se desfazer de tudo, perderá os seus pontos e iremos te negativar. Esse título será protestado! O senhor deveria ter vergonha de ser egoísta e não querer contribuir para a casa de Deus. Dê-se por satisfeito com a misericórdia divina.
Sem um acordo, retornei o contato com Lúcifer, expliquei o motivo da demora e decidi fechar uma parceria com Ele, até porque era o mais acessível e viável. Ele me disse que não iria me arrepender e para não me preocupar com o tratamento do representante celeste.
- Ele não fez por mal; é apenas negócio, você sabe como é, né?! Quem sabe você não consiga desviar uma quantia considerável de recursos públicos e assim conseguir se associar ao Céu?! É para isso que o Inferno existe
Comentários
Postar um comentário